— O contrato está assinado. Se ele não conseguir honrar, é problema dele.
Quantas vezes você já não ouviu alguém dizer isso? Ou será que você já disse isso alguma vez?
Esta é uma situação bastante comum quando alguém chama a atenção para um acordo viciado, desequilibrado ou desigual. Uma das partes está sendo prejudicada ou concordou com condições desvantajosas ou que, por alguma razão, não conseguirá sustentar depois.
Mas fazer alguém assinar um contrato desvantajoso - seja por pressão, por poder, ou por assimetria de informação - não é bom para ninguém.
Quando a outra parte não conseguir entregar o produto ou pagar a fatura, o problema passa a ser seu, independentemente de multas e outras punições. Até porque nenhuma empresa sobrevive de multas (exceto, talvez, a CET).
E se o seu fornecedor não entregar a matéria-prima hoje, quem fica sem produto amanhã é você. E aí, como é que você vai explicar para o seu cliente? Vai mostrar seu poderoso contrato para ele?
Uma das funções de um bom negociador é zelar pela saúde financeira e institucional do seu setor, dos seus parceiros. E não menos importante é criar e fortalecer relacionamentos.
Fora a questão da imagem.
Não caia na besteira de querer levar vantagem hoje. Isso cobra um preço amanhã. Sempre cobra.
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